Como viver no mundo moderno.

25 06 2009

Creio que poucos assuntos tem sido tão discutidos na atualidade, como a maneira que vivemos em nosso tempo. Sem dúvida nenhuma, nossa vida tem sido radicalmente transformada pelos processos tecnológicos impostos pela humanidade todos os dias.
Imagine que durante os anos cinqüenta, ditos os anos dourados, a humanidade se via como “estando vivendo a mais importante época de todos os tempos”.
Sem dúvidas, todas as inovações tecnológicas descobertas nessa década, tiveram impacto sobre a maneira como as pessoas viviam.
Com o fim da segunda guerra mundial, o mundo finalmente pode ter o sentimento de paz e ordem que a humanidade há muito tempo esperava, com direito ao surgimento de movimentos idealistas e libertários.
Sem dúvida, os impactos dos movimentos artísticos que tiveram início dos anos 60 em diante, concluíram o que seria sem dúvidas o início dos tempos de total harmonia na humanidade.
Com a afirmação do capitalismo como modelo econômico, a vigência da religiosidade e do tradicionalismo burguês, tornaram-se cada vez mais fragilizados e os pilares de sociedades aristocráticas, ruíram-se a cada geração de familiares que foram surgindo.
Mesmo com grandes barreiras já ultrapassados, e com o avanço tecnológico que passa aos nossos olhos a cada dia que passa, a humanidade, ainda não pode vislumbrar o prazer de ter o pé firme rumo a um objetivo comum e sólido, que dignificasse todos sem exclusão, exploração, desvalorização e minimização do valor das pessoas.
Infelizmente, vivendo em cenários futurísticos, desenvolvido por arquitetos que projetam os mais desenvolvidos designes a fim de proporcionar beleza e bem estar aos mais ricos, há um cenário de pobreza e desolação em contraste, isso em qualquer cidade do mundo a que se vá.
Enfim, tendo em vista todas essas questões dos últimos 60 anos que se passaram, pode-se acreditar realmente que a humanidade evoluiu?
Dá para acreditar que estamos caminhando para um futuro harmônico e de paz?
O mundo atual está desenvolvendo tecnologias digitais, os meios de comunicação estão cada vez mais ficando democratizados, as pessoas cada vez mais querem dizer o que pensam, e assim contribuir para as melhorias que poderão ser implementadas na sociedade.
Países que vivem em regimes de teocracia e comunismo, tais como Irã, Coréia do Norte e a própria China, assustam. Esses países nos fazem perceber como a humanidade ainda engatinha rumo a sua auto afirmação como espécie animal.
O homem em sua ambição de organizar tudo, acaba por dar condição para que a desordem gere muito mais lucro do que a repartição do poder e do capital financeiro das nações.
É por isso que para viver no mundo moderno as palavras de ordem serão a interação, o compartilhamento, a criatividade, e o idealismo de cultura social, que há muito (ou pouco quem sabe) se extinguiu.
As pessoas deverão estar antenadas nas opiniões das pessoas, na ordem social e no desenvolvimento de habilidades para se dar bem no mundo que está acontecendo atualmente, todos os dias, na frente dos nossos narizes !


Ações

Information

Deixe um comentário