O papel do administrador

4 06 2009

S5030436Em cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. O administrador bem-sucedido em uma organização pode não ser em outra. Ele não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua  especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtém dos recursos disponíveis. Levitt lembra que o conhecimento do administrador é apenas um dos múltiplos aspectos de sua capacitação profissional. Ele é avaliado pelo seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho. É que não existe uma única maneira certa de um administrador agir. Pelo contrário, existem várias maneiras de levar a cabo as tarefas nas empresas. Isso lembra a lei de indeterminação de Heisenberg: o processo de se observar um fenômeno altera esse fenômeno. Se na física a observação dos átomos altera a posição e a velocidade destes, na administração a presença do profissional afeta e modifica sua função, independentemente do que seja realizado. A presença de outro profissional produziria outra alteração. E se a modificação ocorre, a maneira de agir deve ser e acaba sendo diferente.


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